Mapas Mentais

Mapas mentais é uma técnica muito util que melhora a maneira que você anota, da suporte e fortalece sua criatividade em resolver problemas.
Através dos mapas mentais, você pode rapidamente identificar e entender a estrutura de um assunto e a maneira que os pedaços da informação se juntam, também memorizar os fatos mais importantes em qualquer anotação.
Mais do que isto, mapas mentais te motiva a resolver problemas criativamente, e os mapas mentais ajudam a memorizar a informação em um formato que sua memória facilmente o que tem que lembrar e rapidamente o que tem que revisar.
Popularizado por Tony Busan, os mapas mentais abandonou a lista convencional de anotações. Os mapas mentais fazem isso em favor de uma estrutura bi-dimencional.
Desta maneira, um bom mapa mental mostra o formato do assunto, a verdadeira importancia dos pontos individuais, e a maneira do qual um fato se relaciona com o outro.
mapas mentais são mais compactos do que anotações convencionais, frequentemente colocado em um lado do papel. Os mapas mentais ajundam você a fazer associações facilmente. E se você perceber alguma outra informação depois de você desenhar o principal mapa mental, você pode facilmente adicionar esta nova informação ao mapa mental.

Mapas Mentais são também muito uteis para:

  • Resumir informações.
  • Consolidar informações de diferentes recursos de pesquisas.
  • Resolver problemas complexos.
  • Apresentar informações em um formato que mostra uma visão geral da estrutura do seu assunto.
Os mapas mentais são muito rápidos de revisar e você pode frequentemente relembrar a informação em sua memória apenas dando uma olhada a ele. Da mesma maneira ele pode ser uma mnemônica eficiente. Lembrando o formato e a estrutura de um mapa mental pode dar a você pistas do que você precisa lembrar nas informações que contém nele. E também, os mapas mentais podem juntar muito mais informações da sua memória no processo de assimilação e conecção dos fatos, comparadas com anotações convencionais.

Um exemplo de mapa mental

Mapas

Para fazer anotações de um assunto usando mapas mentais, desenhe da seguinte maneira:

  1. Escreva o título do assunto que você está explorando no centro da página, e faça um circulo ao redor dele com é mostrado no circulo na figura 1 acima.
  2. Quando for passando para as subdivisões do tópico ou fatos importantes que se relacionam com o assunto faça linhas a partir deste circulo.
  3. Quando for se aprofundando no assunto crie um novo nível de informações que tenha relação com as subdivisões, faça estas linhas relacionadas às subdivisões.
  4. Finalmente, para fatores ou idéias subjetivas, faça linhas de um título e os relacione.

Um mapa mental completo dever ter tópicos principais e linhas em todas as direções partindo do centro. Os subtópicos se ramificarão como galhos a partir do troco de uma árvore. Você não precisa se preocupar com à estrutura produzida, isto ficará fácil à medida que você desenvolver seu mapa mental.

Melhorando seus mapas mentais

Uma vez que você entendeu como fazer seus mapas mentais, você pode desenvolver os seus próprios conceitos para fazê-los mais complexos. As sugestões a seguir podem te ajudar a melhorar suas performances.

  1. Use palavras únicas ou frases simples para a informação: Elas conduzem os fatos no contexto correto, e em um formato que é agradável para ler. Em seu próprio mapa mental, palavras fortes e significativas podem conduzir ao mesmo significado com mais vigor. Excesso de palavras pode deixar o mapa mental confuso.
  2. Imprima as palavras ou escreva as palavras de forma clara: palavras aglomeradas ou escrita indistinta são mais difíceis para ler
  3. Use cores para separar idéias diferentes: isto fará você separar idéias quando necessário. Isto também faz seu mapa mental mais fácil para memorizar. Cores também ajudam a mostrar a organização do assunto.
  4. Use simbolos e imagens: Onde necessário um simbolo ou imagem sifnifica algo para você, use-os. Desenhos podem ajudar a lembrar a informação mais efetivamente do que palavras.
  5. Use links relacionados: Informações em uma parte do mapa mental podem se relacionar com outra parte. Você deve fazer linhas que mostre a relação entre elas. Isto ajuda você a ver como uma parte do assunto se coneta com a outra.

Pontos chaves:
Mapas Mentais é um método extremamente efetivo de anotações. mapas mentais mostra não somente fatos, mas também uma visão geral da estrutura de um assunto e a relativa importância das partes individuais dele. Os mapas mentais ajunda você a associar idéias e fazer conexões que pode não conseguir de outra forma.

Se você faz algum outro tipo de anotação, tente experimentar mapas mentais. Você perceberá que eles são incrivelmente úteis.

Mapa do Site

Nessa página você encontra os links para todas as outras de nosso site .

Técnicas de Memorização

Fique por dentro das Técnicas de Memorização e aprenda como usá-las .

Leitura Dinâmica

Aprenda a aumentar a velocidade de leitura sem perder compreensão..

Palestra Sobre Memorização

Você pode contratar nosso serviço de palestra para qualquer lugar do Brasil e do Mundo.

Sentidos Na Memorização

A visão é responsável por 83% de nosso conhecimento, para comprovar isso, certamente se perguntar a qualquer pessoa se ela já reconheceu a fisionomia de alguém e não lembrou do nome, a resposta será positiva.

 

Visão 83%
Audição 11%
Outros Sentidos 6%